Estandarte de ouro será entrege neste sábado

02-03-2012 00:35

 

Uma semana após os desfiles das escolas de samba campeãs do Grupo Especial do Rio de Janeiro, o jornal O Globo promove o prêmio Estandarte de Ouro, considerado pelos sambistas o Oscar do carnaval carioca. Chegando a sua 41ª edição, o Estandarte consagra os talentos individuais vencedores em 16 categorias neste sábado (3), às 20h, no Vivo Rio. E para apresentar estes nomes na festa de premiação, o apresentador e comentarista da Rádio Globo Antonio Carlos e a atriz Chris Vianna.

Além das Escolas de Samba, o Estandarte de Ouro faz este ano uma homenagem a um dos homens mais importantes do Brasil, o arquiteto Oscar Niemeyer, considerado um dos nomes mais influentes da Arquitetura Moderna internacional. Niemeyer contribuiu para a história do carnaval do Rio com a idealização da Sapucaí, também conhecida como passarela do samba, um de seus projetos mais admirados.

Este ano, O Globo também lembrará os 80 anos do primeiro desfile de carnaval, quando em 7 de fevereiro de 1932, Mangueira, Portela, Unidos da Tijuca e Estácio se apresentaram na Praça Onze com outras agremiações.

Criado em 1972 por um grupo de jornalistas do Globo, o Estandarte premia as categorias e não os quesitos técnicos separadamente, como é realizada a apuração da Liesa (prêmio oficial). Todos os anos, a escolha dos vencedores é feita por especialistas no que se tornou o maior espetáculo da Terra (historiadores, jornalistas, músicos, entre outros), que votam em todas as áreas e promovem debates acerca de cada indicado. Os jurados privilegiam fatores como empolgação, emoção, empatia com o público, evolução e harmonia.

PREMIADOS 2012

Melhor Escola: Unidos da Vila Isabel

 

 

Melhor Mestre-Sala: Julinho, da Vila Isabel

Melhor Porta-Bandeira: Rute, da Vila Isabel

Melhor Enredo: Unidos de Vila Isabel

Melhor Ala das Baianas: Unidos de Vila Isabel

Personalidade: Rosa Magalhães, da Unidos de Vila Isabel

Melhor Samba-Enredo: Portela

Melhor Intérprete: Gilsinho, da Portela

Melhor Bateria: Portela

Melhor Passista Masculino: Walcir Pelé, da Portela

Melhor Passista Feminino: Nilce Fran, da Portela

Melhor Comissão de Frente: União da Ilha

Melhor Ala: Bonecos de Barro – Ala da Comunidade, da Unidos da Tijuca

Revelação: Mestre Noca, da Imperatriz Leopoldinense

Melhor Escola do Grupo de Acesso: Império Serrano

Melhor Samba do Grupo de Acesso: Império Serrano

 

FONTE:RITIMO CARIOCA

Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.