Ernesto Teixeira assume nova função na Gaviões

18-03-2012 12:44

Foto: Raul Machado - SRZD

Intérprete oficial da Gaviões da Fiel desde 1985, ainda nos tempos em que a agremiação era bloco carnavalesco, Ernesto Teixeira, a voz da escola de samba paulistana oriunda da maior torcida organizada do Corinthians conversou com a equipe do SRZD-Carnaval/SP.

Durante a conversa o intérprete revelou com exclusividade que assumirá novo cargo dentro da "Torcida que Samba".

Em primeira mão, Ernesto falou sobre o momento atual da entidade e de que forma atuará neste novo desafio.

"Sou o novo presidente do Conselho Deliberativo dos Gaviões".

Sem deixar o microfone principal da escola ele comenta que o novo cargo faz parte de um conjunto de ações que possuem como objetivo principal recolocar a Gaviões no caminho das conquistas.

"Estas medidas demonstram que a Gaviões quer retomar um período de hegemonia, tanto nas arquibancadas como no sambódromo".

No início dos anos 90, Ernesto foi peça fundamental na implementação do modelo administrativo na Gaviões da Fiel como escola de samba. Na ocasião, ele reuniu um grupo de pessoas que traçaram o planejamento que resultou na conquista do primeiro título da escola na elite do samba paulista, em 1995.

Segundo o cantor, o resgate desse modelo será a base de atuação em seu mandato à frente do Conselho.

Foto: Acervo Pessoal - Ernesto Teixeira"Vou propor ao Conselho Deliberativo que a administração do Carnaval volte a ser como em 1990. Precisamos de pessoas
gabaritadas, que se disponham a ensinar os mais novos e que, acima de tudo, além das obrigações naturais, como a busca de receitas, escolha de enredo e contratação de profissionais, também tenham a responsabilidade de adequar o calendário de atividades em função do calendário geral do grêmio, que tem como prioridade as atividades da torcida. Na prática, isso quer dizer que os Gaviões não participarão de eventos que concorram com dias de jogos do Corinthians".

O intérprete também revela sua preocupação com os acontecimentos ocorridos a apuração do Carnaval de 2012 e reforça a importância da atuação dos dirigentes da entidade em relação aos seus associados.

"Esta questão deve e será resolvida com a orientação partindo de dentro da quadra sobre o comportamento de cada um diante de qualquer situação. As notas de um desfile são consequência de um trabalho. A medida que as pessoas tenham mais capacitação e até mesmo mais vivência, isso diminuirá e poderá até ser extinto. Voltaremos a ter o respeito que merecemos".

Ernesto Teixeira detalhou um pouco mais sobre suas novas atribuições dentro da agremiação.

"Vamos propor a formação do Conselho Cultural. Aceita a idéia, colocamos em prática o planejamento e acompanharemos a execução das ações, talvez até encabeçando essa comissão. Mas isso dependerá da aprovação dos conselheiros. As reuniões ocorrerão nos próximos dias".

A história da Gaviões da Fiel e de Ernesto Teixeira se misturam. Ele ingressou na entidade no final da década de 70 para integrar a torcida e enfatiza que por vários anos atuou como membro do departamento de bandeiras, se orgulhando em exercer atividades diversas, como na limpeza do terreno da quadra e atuações nos estádios de todo o Brasil vendendo adesivos para ajudar a arrecadar fundos para a entidade.

Ao longo de 28 desfiles consecutivos como cantor oficial dos desfiles da escola, Teixeira contabiliza quatro campeonatos do grupo especial e diversas conquistas, seja como intérprete ou compositor de samba.

Em parceria com o José Rifai, Alemão do Cavaco e Grego, é também autor de vários sambas da Gaviões (1996, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2005 e 2006) e músicas de exaltação ao clube mais popular da cidade.

Único a ocupar o posto de intérprete da entidade, Ernesto é considerado pelos sambistas como um dos principais símbolos da história da Gaviões da Fiel.

Foto: Acervo Pessoal - Ernesto Teixeira

Além de participar de diversas campanhas e ações visando o crescimento e o desenvolvimento do samba paulistano, foi um dos responsáveis pelo projeto Memória Corintiana.

Mantendo firme o propósito de exaltar sempre o nome do Corinthians, atualmente é responsável pelas narrações dos jogos do "Timão" através da Rádio WebCoringão.

O fator mais importante de sua ligação com a Gaviões está no fato de que jamais recebeu remuneração para exercer qualquer atividade.

"Faço apenas por prazer e amor ao clube, sem qualquer remuneração. É o coração que manda", finaliza.

 

FONTE:SRZD

Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.